quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

1º Encontro Regional da JM - 06 a 08 de junho de 2008

De 06 a 08 de junho de 2008, foi realizado em Guarulhos-SP, o 1º Encontro de Formação para Assessores e Coordenadores da Juventude Missionária (JM) do Regional Sul1 – São Paulo.

O encontro, assessorado pelo Pe. Vitor Menezes, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, contou com cerca de 30 participantes de 13 dioceses do regional que já trabalham ou estão interessadas em implantar a JM.

O encontro foi marcado por momentos de formação, animação, oração e troca de experiências entre os participantes. Pe. Vitor lembrou a história da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, o funcionamento das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o início da organização da JM no Brasil, além da metodologia trabalhada no grupo. Além disso, em sintonia com o Documento de Aparecida, foi trabalhado o tema “Ser e fazer discípulos missionários”.

Segundo o Pe. Vitor, a Pontifícia Obra da Propagação da Fé é o principal meio de ajuda financeira para as Missões e tem como objetivo de suscitar o interesse pela evangelização universal em todas as camadas do povo de Deus e promover nas Igrejas locais a ajuda, tanto espiritual, como material. Esta Obra foi criada pela jovem Paulina Jaricot que, desde pequena entrou em contato com as missões na China e na Ásia oriental conhecendo suas imensas necessidades. Quando jovem, cria um plano de ajuda aos missionários e o expõe às colegas operárias da fábrica onde trabalha, iniciando a Obra da Propagação da Fé, que, rapidamente, se difunde pela Europa e América.

Pe. Vitor ainda lembrou que a Obra da Propagação da Fé ainda está iniciando seus trabalhos no Brasil com os Grupos Missionários e a Juventude Missionária e, ainda esse ano, haverá, aqui no Estado de São Paulo o primeiro encontro das Famílias Missionárias e está sendo criado um subsídio para os Idosos e Enfermos Missionários.

A JM tem como objetivo fazer com que os jovens evangelizem outros jovens, nos diversos ambientes: na família, na comunidade, na faculdade, no local de trabalho, nos momentos de lazer, sem preconceito do outro e do diferente. O grupo destina-se, primeiramente, àqueles jovens que já possuem uma caminhada com a Infância e Adolescência Missionária e já completaram 15 anos, mas está aberta a outros jovens que tenham interesse em participar da Obra. Possui um carisma missionário universal e com sacrifícios próprios, mensalmente, colaboram com as Missões Além-Fronteiras, através do cofrinho missionário.

No final do encontro, as dioceses montaram um plano de ação para trabalhar com a JM e a Obra da Propagação da Fé em suas respectivas Igrejas Locais e comunidades e foi eleita uma equipe para trabalhar, dinamizar e estruturar a JM no nosso regional. A primeira reunião com a equipe executiva da JM foi marcada para os dias 13 e 14 de setembro, na cidade de São Paulo.

O encontro encerrou com a missa e envio de todos os jovens missionários...

Jovens missionários, sempre solidários!

Rodrigo Alves Piatezzi













































Nenhum comentário:

Postar um comentário